Estrelas de Figo do Algarve com amêndoas. Tudo feito em Loulé.
Os figos da variedade regional denominada Cotio. São secos ao sol e torrados em fornos de lenha. As mãos hábeis abrem os figos em forma de estrela, levando nas pontas amêndoas. Cor dourado-escura, devida à torrefação do figo.
O figo e a amêndoa, terminada a época da apanha, eram os ingredientes principais destas iguarias que eram oferecidas a familiares e amigos. Eram degustadas no dia de todos os Santos e Dia dos Finados com um cálice de aguardente, ou oferecidas à criançada que no dia 1 de Novembro (no dia do Pão por Deus) batia de porta em porta com um saco de pano ou uma cestinha a pedir “pelos Santos” ou “pelas alminhas”.
Introduzidas que foram as figueiras e amendoeiras no Algarve, de forma consorciada e por os seus frutos terem uma longa conservação, cedo se tornaram um alimento privilegiado durante as épocas de carência alimentar, isto é, no Inverno. Para serem mais agradáveis ao paladar e porque a imaginação popular é fértil, estes dois produtos começaram a ser trabalhados das mais diversas formas e uma delas é, sem dúvida, a apresentação das Estrelas de Figo.
Fonte: https://tradicional.dgadr.gov.pt/pt/cat/frutos-secos-secados-e-similares/299-estrelas-de-figo
Thank you for sharing this insightful article! I found the information really useful and thought-provoking. Your writing style is engaging, and it made the topic much easier to understand. Looking forward to reading more of your posts!